CompanhiaDireçãoEquipeSala309EspetáculosAgendaContato

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Em março de 2003, após uma oficina de análise do movimento, ministrada por Jezebel De Carli no Teatro Escola de Porto Alegre (TEPA), o grupo, composto por atores e bailarinos, articula-se no sentido de dar continuidade ao trabalho iniciado, tendo como fundamento a construção de conhecimento e o desenvolvimento de uma linguagem alicerçada no trabalho corporal e na construção dramática através da improvisação. Organiza-se a Santa Estação Cia. de Teatro sob a direção de Jezebel De Carli, tendo como princípio de trabalho a pesquisa de linguagem e a investigação de uma corporeidade que possa significar e comunicar. Surge o espetáculo teatral "Parada 400: convém tira os sapatos", cujo roteiro fora construído a partir de fragmentos de textos de autores contemporâneos e clássicos.
"Parada 400: convém tirar os sapatos" cumpriu temporada em diversos teatros de Porto Alegre e interior do Estado, sendo visto - no período de 2003 a 2005 - por mais de 6000 espectadores. No ano de 2006, participou da Mostra dos Melhores do Ano, realizada no Teatro Renascença e organizada pela Coordenação de Artes Cênicas da Prefeitura Municipal de Porto Alegre com o intuito de divulgar os indicados ao Prêmio Açorianos de Teatro e Dança. Com o espetáculo, a Santa Estação Cia. de Teatro recebeu indicação ao Prêmio Açorianos de 2005 de Melhor Espetáculo e Jezebel De Carli conquistou o Prêmio Açorianos de Melhor Direção.
Em 2004, a diretora da Cia., Jezebel De Carli é convidada para integrar o projeto "Arte no Solar", realizado no Solar dos Câmaras em Porto Alegre, para dirigir uma leitura dramática de "As Relações Naturais". Esta montagem fez parte de um ciclo de leituras da obra do dramaturgo gaúcho Qorpo Santo e fora outra vez apresentada no Studio Stravaganza, companhia de teatro dirigida por Adriane Mottola. A companhia Santa Estação, estimulada pelo retorno do público nas apresentações da leitura das Relações Naturais, transforma este trabalho em espetáculo e cumpre temporada em junho de 2005 na Usina do Gasômetro integrando o projeto Usina das Artes - Gestação Cultural. Com "As Relações Naturais" participa também do Festival Nacional de Esquetes Teatrais de Gravataí e da 51ª Feira do Livro.
Em 2005, a Santa Estação é convidada a integrar o Projeto Usina das Artes/Gestação Cultural, coordenado pela Secretaria Municipal de Porto Alegre. O projeto consiste em transformar a Usina do Gasômetro em um verdadeiro núcleo cultural, administrado por 15 importantes grupos de teatro, música e dança da cidade. Como uma iniciativa de defesa do território cultural, cada grupo responsabilizou-se pela administração, organização e gerenciamento de um espaço da Usina, com o compromisso de realizar no mínimo 39 atividades abertas ao público no prazo de 9 meses. Coube à Santa Estação Cia. de Teatro a sala 400, denominada "Espaço Universitário", a qual integrou o eixo experimental. A companhia se propôs a estabelecer um espaço de discussão e reflexão do conhecimento artístico, construído no âmbito acadêmico, bem como em instituições de ensino não-formal. Sendo assim, durante os meses de implantação do projeto (9 meses de gestação) diversos grupos em formação ou trabalhos em processo e mesmo aqueles que tiveram sua feitura na sala 400 cumpriram sessões abertas ao público ao longo do ano de 2005. A Santa Estação Cia. de Teatro, como integrante do projeto Usina das Artes desenvolveu linguagens no âmbito das Artes Cênica; refletiu e discutiu práticas desenvolvidas nos espaços de formação; estabeleceu relações com as diferentes instituições de ensino; fomentou o diálogo entre a comunidade e os profissionais das Artes Cênicas; articulou diferentes saberes; criou um espaço de apresentação e contribuiu para a formação e qualificação de platéia.
A companhia, acreditando no trabalho de grupo e ciente de que isto consiste em pesquisa, treinamento, criação e produção de repertório, desenvolveu, sob a direção de Jezebel De Carli, um exercício/experimento denominado "Sentença I: Num dia quente a maionese pode te matar...". O trabalho, inspirado em textos de "Carícias" de Sergei Belbel e "Crônicas de Motel" de Sam Shepard, esteve em cartaz na Sala 400/Espaço Universitário nos meses de julho, setembro e outubro de 2005.